domingo, 16 de janeiro de 2011

Sistema Unificado de Seleção - SISU

Ministério da Educação informou, na tarde deste domingo (16), que o site do Sistema de Seleção Unificado (SiSU), que seleciona estudantes para vagas em universidades públicas a partir das notas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está lento, mas funciona. Desde a madrugada, quando foi colocado no ar, candidatos tentam se inscrever, mas não conseguem – em alguns momentos fica fora do ar e em outros para em alguma etapa do processo.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, é preciso paciência. O ministério trabalha para dar mais agilidade ao sistema, mas alega que são muitas pessoas tentando se inscrever ao mesmo tempo – o site chegou a ter 150 mil acessos simultâneos e 600 acessos por minuto. A expectativa dos organizadores é que o acesso seja normalizado até o fim do dia. Mesmo com o site congestionado, o SiSU recebeu 122 mil inscrições até as 15h. Na primeira edição, quando 47 mil vagas foram oferecidas, se inscreveram 793 mil estudantes. Desta vez, os 3,2 milhões de alunos que prestaram o Enem podem concorrer a 83.215 vagas, distribuídas em 39 universidades federais, cinco estaduais, 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia e a Escola Nacional de Ciências Estatísticas, ligada ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As inscrições desta primeira rodada vão até o dia 18, terça-feira. Os alunos devem escolher dois cursos, em ordem de preferência. Durante o período de inscrições, as opções podem ser alteradas. Nesta segunda e terça, o sistema divulgará as notas de corte de cada curso para que os estudantes tenham mais chance de aprovação. Depois disso, não. Por isso, os candidatos precisam estar atentos aos últimos registros salvos no sistema.

Para se inscrever, o estudante dever entrar no site do SiSU e informar o número de inscrição e senha no Enem 2010 para preencher o formulário. Quem não souber a senha, pode recuperá-la pelo site do Enem. É preciso observar se o curso pretendido oferece cotas para afro-descendentes ou egressos de escolas públicas, por exemplo, e escolher a que tipo de vaga quer concorrer.

Para participar, o critério essencial é ter feito o Enem 2010. A nota dos participantes do exame foi divulgada pelo MEC na quinta-feira (13) à noite. Na sexta, foram publicadas as notas notas mínimas e máximas do Enem. Nenhuma taxa é cobrada do candidato.

Particularidades

Cada instituição pode adotar pesos diferentes para cada prova do Enem, dependendo do curso escolhido ou dar bônus aos estudantes (egressos de escolas públicas, por exemplo). O sistema calcula essas variáveis na hora. Por isso, os candidatos poderão ficar com notas diferentes nas opções marcadas. Além disso, algumas instituições exigem notas mínimas para concorrer às vagas e o sistema avisará caso o aluno não tenha pontos suficientes para determinada vaga.

Outro detalhe que merece a atenção dos estudantes é que nem todas as vagas oferecidas nessa edição do SiSU são para esse semestre. Há instituições que optaram por já colocar vagas do segundo semestre na seleção.

fonte: IG

Computador do Professor

Inscrições para o Programa Computador do Professor


Terminam no final deste mês
Interessados têm somente até o final de janeiro para se inscrever no programa, que oferece a professores e
servidores da Educação e do Centro Paula Souza financiamento sem juros para aquisição de notebooks

Os professores e servidores da Educação e do Centro Paula Souza interessados em adquirir notebooks sem juros, vantagem oferecida pela parceria entre as secretarias de Estado da Educação, da Fazenda e de Desenvolvimento, têm até o dia 31 de janeiro para se inscrever na 2ª etapa do “Programa Computador do Professor”. O Programa oferece a professores e servidores da Educação e do Centro Paula Souza financiamento sem juros para aquisição de notebooks. Para aderir, os servidores devem acessar o site da Secretaria de Estado da Educação ( www.educacao.sp.gov.br ) e manifestar o interesse na compra.

Em 2009, na 1ª etapa, 43.706 servidores efetuaram a compra do equipamento. Nesta 2ª etapa, terão acesso ao benefício 233 mil servidores, sendo 220 mil da Educação (dentre professores, equipe de apoio escolar e funcionários da Secretaria) e outros 13 mil do Centro Paula Souza (funcionários e docentes). Só poderão participar desta 2ª etapa aqueles que não aderiram ao Programa em sua 1ª etapa.

Outra novidade nesta 2ª etapa é a variedade de modelos. Os servidores poderão escolher entre 19 opções, de sete fornecedores diferentes (Positivo, Intelbras, HP, Dell, Lenovo, Semp Toshiba e Itautec), com três tipos de configurações (básica, intermediária e superior) e preços que variam de R$ 1.299 a R$ 2.601,50. O pagamento poderá ser feito em até 24 meses, com financiamento do Banco do Brasil, sendo os juros e o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) subsidiados pela Secretaria de Educação e pelo Centro Paula Souza. As parcelas serão executadas mensalmente por meio de desconto no holerite (a partir do mês seguinte à adesão ao financiamento) e o computador será entregue pelo fabricante no endereço de escolha do servidor.

fonte: SEE - SP

EDITAL PARA NOVO PROFESSOR COORDENADOR

EDITAL
INSCRIÇÃO E SELEÇÃO PARA O PREENCHIMENTO DA FUNÇÃO DE PROFESSOR COORDENADOR
ENSINO FUNDAMENTAL

E.E. PROF.ª FELÍCIA ADELVAIS PAGLIUSO
A Diretora da E.E. PROF.ª FELÍCIA ADELVAIS PAGLIUSO, localizada no município de Taquaritinga, jurisdicionada a Diretoria de Ensino - Região de Taquaritinga, no uso de suas atribuições legais, torna pública a abertura de inscrição para seleção de PEB-II interessados em ocupar o Posto de Trabalho de PROFESSOR COORDENADOR PEDAGÓGICO DO ENSINO FUNDAMENTAL, de acordo com o disposto na Resolução SE 88, de 19/12/2007, com redação alterada pela Resolução SE 10/2008.
I- DAS ATRIBUIÇÕES DA FUNÇÃO:

• Acompanhar e avaliar o ensino e o processo de aprendizagem, bem como os resultados do desempenho dos alunos;

• Atuar no sentido de tornar as ações de coordenação pedagógica espaço coletivo de construção permanente da prática docente;

• Assumir o trabalho de formação continuada, a partir do diagnóstico dos saberes dos professores para garantir situações de estudo e de reflexão sobre a prática pedagógica, estimulando os professores a investirem em seu desenvolvimento profissional;

• Assegurar a participação ativa de todos os professores do segmento/nível objeto da coordenação, garantindo a realização de um trabalho produtivo e integrador;

• Organizar e selecionar materiais adequados às diferentes situações de ensino e de aprendizagem;

• Conhecer os recentes referenciais teóricos relativos aos processos de ensino e aprendizagem, para orientar os professores;

• Divulgar práticas inovadoras, incentivando o uso dos recursos tecnológicos disponíveis.

• Conhecer as diretrizes da política educacional desta Secretaria e os projetos que vem sendo desenvolvidos;

• Possuir liderança, habilidade nas relações interpessoais e capacidade para o trabalho coletivo;

• Mostrar-se flexível às mudanças e inovações pedagógicas;

• Ter domínio dos conhecimentos básicos de informática;

• Ter disponibilidade para desenvolver ações em diferentes horários e dias da semana, de acordo com as especificidades do posto de trabalho, bem como para ações que exijam deslocamentos e viagens;
II- DA JORNADA DE TRABALHO

A carga horária a ser cumprida pelo docente para o exercício da função de Professor Coordenador será de 40 (quarenta) horas semanais, em horários de trabalho a serem distribuídos nos períodos da manhã e tarde.
III- DOS REQUISITOS/DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO:

1) Apresentação de diploma de licenciatura plena;

2) Comprovante de contar, no mínimo, com 3 (três) anos de experiência como docente da rede estadual de ensino;

3) Ser docente efetivo classificado na Unidade Escolar em que pretende ser Professor Coordenador ou ser docente com vínculo garantido em lei, com no mínimo 10 (dez) aulas atribuídas na Unidade Escolar onde pretende ser coordenador;

4) Na inexistência de docente classificado na unidade escolar, a função de Professor Coordenador poderá ser exercida por professor efetivo classificado em outra Unidade Escolar ou ser docente com vínculo garantido em lei, com no mínimo 10 (dez) aulas atribuídas em outra Unidade Escolar;

5) Comprovante de classificação no credenciamento obtido em Processo Seletivo organizado pela Diretoria de Ensino, para os níveis de ensino do Ensino Fundamental Ciclo II e Ensino Médio.
IV - DO PROJETO DE TRABALHO

O candidato deverá apresentar no ato da inscrição, PROJETO DE TRABALHO explicitando:

1- Identificação completa do proponente, incluindo:

• Descrição sucinta de sua trajetória escolar e formação,

• Experiências profissionais.
2- Nível de Ensino em que pretende atuar como Professor Coordenador.
3- Justificativas e resultados esperados, incluindo:

• Diagnóstico da unidade escolar fundamentado por meio dos resultados do SARESP obtidos no segmento pretendido;

• Justificativa da função pretendida;

• Resultados esperados.
4- Objetivos e descrição sintética das ações que pretende desenvolver.
5- Proposta de Avaliação e Acompanhamento do Projeto:

• Estratégias previstas para garantir o monitoramento e execução do Projeto de Trabalho com eficácia.
V - DA SELEÇÃO DO CANDIDATO:
Caberá ao Diretor da Escola e ao Supervisor de Ensino responsável pela Unidade Escolar:
• Analisar os documentos apresentados;

• Analisar e avaliar o(s) Projeto(s) de Trabalho;

• Proceder a realização de entrevista individual com os candidatos, atentando para o seu perfil profissional e à sua capacidade de inovar e promover mudanças, com vistas à otimização dos planos de trabalho no ensino e no processo de aprendizagem.
VI - DAS INSCRIÇÕES E APRESENTAÇÃO DOS DOCUMENTOS EXIGIDOS NO INCISO III DESTE EDITAL:

1- Período de Inscrições e entrega do Projeto de Trabalho:

De 25 a 26 de JANEIRO de 2011

Local: Na Unidade Escolar – E.E. PROF.ª FELÍCIA ADELVAIS PAGLIUSO

Endereço: Rua Domingos Morano, 111 – Jardim São Sebastião

Horário: Das 09h00 às 16h00
2- Análise dos Projetos de Trabalho.

3- Entrevistas:

Data: 28/01/2011

Local: Diretoria de Ensino- Região de Taquaritinga

Horário: Às 09h00m, por ordem de chegada dos candidatos.
VII - DISPOSIÇÕES FINAIS

O ato da inscrição implicará na aceitação, por parte do candidato, de todas as disposições do presente edital.

FERIADO - TAQUARITINGA - 20 DE JANEIRO

FERIADO - TAQUARITINGA - 20 DE JANEIRO

Comunicamos que no dia 20 de janeiro,
quinta-feira, não haverá expediente
 nesta Diretoria de Ensino, em virtude
de Feriado Municipal, dia de São Sebastião,
 padroeiro do Município de Taquaritinga.