PROPOSTA PEDAGÓGICA

ESCOLA ESTADUAL PROF. FERNANDO BRASIL 2011


I – IDENTIFICAÇÃO

ESCOLA ESTADUAL PROF. FERNANDO BRASIL

RUA: 1° DE FEVEREIRO N° 297 – DISTRITO DE CURUPÁ - TABATINGA – SP


II – CURSOS OFERECIDOS

Ensino Fundamental Ciclo I e II e Ensino Médio


III – PERÍODO DE FUNCIONAMENTO

Manhã/Tarde


IV – CURSOS OFERECIDOS

1ª A 4ª SÉRIE, 5ª a 8ª SÉRIE, E Ensino Médio


V – GESTORES:

Diretor: Júlio Antonio Tobias Cunha Barboza

Vice-Diretora: Eliana Dutra Séspedes

Professora Coordenadora Ciclo I: Maria Joana Stainle Cintrão

Professora Coordenadora Ciclo II: Maria Janete Stainle



VI – INTRODUÇÃO/ATOS LEGAIS

A Proposta Pedagógica da E.E. PROF. FERNANDO BRASIL, ao ser negociada pela comunidade escolar levou em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira e Paulista, o Estatuto da Criança e Adolescente , o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, o Parecer CEE 67/98, a Indicação 13/97 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo e o Currículo Oficial do Estado de São Paulo.

Esta proposta foi elaborada pela equipe escolar, tendo como suporte as expectativas e demandas da sua comunidade e seu entorno, e foi referenciada pelo Conselho de Escola, em reunião realizada em 01/03/2010.

Durante o processo de elaboração deste documento, a comunidade escolar concluiu que a implementação de uma proposta pedagógica consistente e articulada deve ter como eixo norteador as reais necessidades dos seus educandos, a partir de suas demandas e solicitações (tanto as pessoais como as da sociedade contemporânea).

Por isso, o elemento estruturador desta Proposta pedagógica, foi a consciência de que num mundo essencialmente urbano e grafocêntrico, o exercício pleno da cidadania pressupõe a competência plena no uso da leitura e da escrita em práticas sociais cotidianas.

Uma proposta pedagógica que tenha como parâmetro a democratização da cultura letrada deve buscar ampliar os espaços pedagógicos da escola no sentido de perceber os alunos como sujeito ativo, reflexivo, portador de conhecimentos que antecedem e ultrapassam os espaços escolares, ou seja, o sujeito que constrói os seus saberes sobre a escrita interagindo com esse objeto de conhecimento em práticas sociais reais.

A equipe escolar da Escola Estadual Prof. Fernando Brasil considerando o que foi registrado e também no que estabelece o inciso I do artigo 12 da lei 9394/96: “Os estabelecimentos de ensino, respeitadas as normas comuns e as do seu sistema, terá a incumbência de: elaborar e executar sua proposta pedagógica”,


VII– JUSTIFICATIVA/DIAGNÓSTICO

Nas últimas décadas, as mudanças que vem sendo sugeridas pela política educacional vigente no Brasil e em especial no Estado de São Paulo, no que diz respeito à Educação Básica, se encaminham no sentido de se contraporem às propostas de Educação que enfatizam a formação conteudística e fragmentada, na maioria vezes desarticulada da realidade social, estando pautadas, fundamentalmente, na transmissão e reprodução do conhecimento não propiciando ao aluno e nem ao professor, a construção e reconstrução desse conhecimento.

As novas orientações se encaminham no sentido de pensar a Educação como um processo contínuo de humanização, que se configura como:

a) Uma atividade intencional;

b) Um processo interativo e coletivo;

c) Um processo de aprendizagem permanente;

d) Uma proposta de busca de totalidade para a superação de reducionismos e de fragmentação entre a teoria e prática com ênfase tanto ao suporte como a valorização da práxis;

e) Um trabalho integrado e indissociável de ensino voltado para a articulação com a comunidade.

Pensar a formação de nossos alunos nessa perspectiva educacional, implica num desafio que envolve revisões e atualizações nas teorias de desenvolvimento e aprendizagem, análise do impacto das novas tecnologias e dos meios de informação sobre os processos de ensino-aprendizagem, assim como novas concepções sobre procedimentos didáticos, técnicas e materiais de apoio.

A equipe escolar da Escola Estadual Prof. Fernando Brasil fez a opção por priorizar procedimentos didáticos baseados nos pressupostos construtivistas, ou seja, tendo o objetivo de propiciar à criança e ao adolescente a oportunidade de explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, de sua mente, das suas relações e interações com outros sujeitos aprendentes, do espaço escolar e, por meio disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar, de forma que, aprenda a “fazer”, a “ser”, a “conviver” e a “conhecer”. Para isso, as atividades escolares deverão ser programadas de forma a articular o conteúdo a ser trabalhado com os objetivos a serem alcançados pela escola, de forma contextualizada e interdisciplinar.


VIII – DOS PRINCÍPIOS E DAS DIRETRIZES DA INSTITUIÇÃO

a) - Ensino Fundamental Ciclo I e II

Com duração mínima de 9 anos, obrigatório, a partir de 6 anos, tem por objetivo a formação básica do cidadão. Nesta Unidade Escolar é organizado em séries anuais e em regime de progressão continuada.

Os currículos do Ensino Fundamental devem incorporar temas transversais, priorizando e contextualizando, de acordo com as realidades locais e regionais, as questões de Ética, da Pluralidade Cultural, do Meio Ambiente, da Saúde, da Orientação Sexual, do Trabalho e do Consumo. Os temas transversais devem permear os conteúdos curriculares trabalhados e o convívio social na Escola.

b) - Ensino Médio

Sendo a etapa final da educação básica, com duração mínima de 3 anos, tem por objetivo a formação à consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental e a preparação básica para o trabalho e para a cidadania e prosseguimento em estudos de nível superior.


A-) PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DA INSTITUIÇÃO;

Objetivos

A Educação Básica deve estar comprometida com a democracia e a cidadania. Nesse sentido, baseados no texto da Constituição de 88, os Parâmetros Curriculares nacionais – PCNs, orientam a escola quanto aos princípios gerais que visam à consecução das seguintes metas:

 Respeito aos direitos humanos e exclusão de qualquer tipo de discriminação, nas relações interpessoais, públicas e privadas;

 Igualdade de direitos, de forma a garantir a equidade em todos os níveis;

 Participação como elemento fundamental á democracia;

 Co-responsabilidade pela vida social como compromisso individual e coletivo.

A LDB 9.394/96 tem na cidadania seu eixo orientador e se compromete com valores e conhecimentos que viabilizam a participação efetiva do aluno na vida social; em função disso, são 3 nossas diretrizes de ensino:

 Posicionamento em relação às questões sociais e visão da tarefa educativa como intervenção intencional no presente;

 Tratamento de valores como conceitos reais, inseridos no contexto do cotidiano;

 Inclusão dessas perspectivas no ensino dos diversos conteúdos escolares.

B-) PRINCÍPIOS SOCIAIS DA INSTITUIÇÃO;

A inclusão de temas sócios-culturais no currículo transcende o âmbito das diversas disciplinas e corresponde aos Temas Transversais, preconizados pelos PCNs para o Ensino Fundamental e que se caracterizam por:

 Urgência social;

 Abrangência Nacional;

 Possibilidade de ensino e aprendizagem;

 Favorecimento na compreensão da realidade social.
Na forma de:

 Ética;

 Diversidade Cultural;

 Meio-Ambiente;

 Saúde;

 Orientação sexual;

 Trabalho e consumo;

 Temas locais,

Serão agregados, sempre que possível, a temáticas que evidenciem os contextos da comunidade onde a Escola está inserida.

C-) PRINCÍPIOS DIDÁTICOS PEDAGÓGICOS DA INSTITUIÇÃO;

Objetivos

Ser espaço físico, pedagógico, político e cultural de formação de sujeitos de plena cidadania e de consciência crítica, capazes de produzir e compartilhar os conhecimentos, transformando-os em aprendizagem concreta e viabilizadora que venha a favorecer o crescimento social da comunidade.

Desenvolver a capacidade de aprendizagem, postura pesquisadora, auto estima, formação de valores, fortalecimento dos vínculos familiares e convivência comunitária, através de conhecimentos socialmente úteis, a fim de exercer sua cidadania.

Objetivos gerais para o aluno

 Domínio de conhecimentos básicos;

 Aquisição de habilidades para a vida e trabalho;

 Capacidade de tomar decisões e posições, a partir de reflexões e análises de temas diversos;

 Aquisição de habilidades de síntese e aplicação de conhecimentos;

 Compreensão e uso de tecnologias;

 Formação de juízo de valor a partir da vivência no ambiente social;

 Aquisição de leitura e uso competente de tais habilidades;

 Cooperação individual e coletiva em situações particulares, locais e globais;

 Compreensão de deveres e direitos de cidadania.

Objetivos específicos
 Desenvolver a capacidade de organização dos alunos quanto à preservação e limpeza do ambiente escolar, pontualidade, horários da escola e o zelo ao patrimônio escolar;

 Vivenciar juntamente com a comunidade escolar, pontualidade, horários da escola e o zelo ao patrimônio escolar;

 Vivenciar juntamente com a comunidade escolar, atitudes como humildade, respeito, postura, disciplina, solidariedade e amor a terra;

 Construir um ambiente educativo vinculado com a comunidade através de participação efetiva;

 Melhorar a qualidade do ensino, corrigindo a defasagem apresentada nas diversas áreas e conservar os resultados positivos alcançados;

 Enfatizar nas HTPC”s, orientações para o fortalecimento do desempenho dos docentes em sala de aula, através do planejamento e replanejamento contínuo de atividades;

 Aprimorar a qualidade do relacionamento escola/comunidade assegurando uma participação mais atuante nos conselhos, Grêmio, APM, Alunos Representantes de Sala, Professores Representantes de Sala e Escola da Família;

 Desenvolver projetos de incentivo a leitura para a comunidade escolar;

 Incentivar o estudo extra-classe (mobilizar e instrumentalizar os alunos para que busquem o conhecimento);

 Fazer uso de maneira efetiva do Currículo;

 Estender a todos (corpo docente, discente e comunidade escolar) a compreensão de que avaliação dentro da Progressão Continuada é contínua, cumulativa e se presta como diretriz para o trabalho docente;

 Investir efetivamente nas reais possibilidades de aprendizagem dos alunos, através de um ambiente escolar desafiador e estimulante, que aguce a curiosidade pelo conhecimento do mundo em que vive.


IX – DA ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

FINALIDADES/OBJETIVOS/METAS /AÇÕES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA E RESPECTIVOS PLANOS DE CURSOS

Finalidade/Missão

A Escola tem como objetivo principal proporcionar ao aluno um espaço de formação e informação em que aprendizagem de conteúdos deve necessariamente favorecer a inserção do mesmo no dia-a-dia das questões sociais marcantes e em um universo cultural maior. A formação escolar deve propiciar o desenvolvimento de capacidades de modo a favorecer a compreensão e a intervenção nos fenômenos sociais e culturais, assim como possibilitar aos alunos usufruir das manifestações culturais nacionais e universais.

Objetvos/Visão

 Desenvolver o educando, assegurando a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, e fornecer-lhe meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores, e no âmbito do lazer proporcionar aos educandos momentos de descontração e entretenimentos no ambiente escolar e externamente a ele );

 Estimular e possibilitar o aprimoramento contínuo do pessoal docente, técnico- pedagógico e administrativo;

 Articular-se com as famílias e a comunidade, criando processos de integração

da sociedade com a escola;

 Incentivar o aluno a posicionar-se de maneira crítica responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

 Estimular o aluno a utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

 Fazer com que a criança perceba-se integrante, dependente e agente transformadora do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria do meio ambiente;

 Garantir um conjunto de práticas planejadas com o propósito de contribuir para que os alunos se apropriem dos conteúdos de maneira crítica e construtiva.

 Compartilhar o conhecimento sistematizado, promovendo a identidade cultural do aluno, inserindo no mundo em que vive, para que ele possa ver e pensar a realidade com um todo e transformá-la.

A Escola, por ser uma instituição social com propósito explicitamente educativo, tem o compromisso de intervir efetivamente para promover o desenvolvimento e a sociabilização de seus alunos. Na perspectiva de construção de cidadania, precisa assumir a valorização da cultura de sua própria comunidade e, ao mesmo tempo, buscar ultrapassar seus limites, propiciando às crianças pertencentes aos diferentes grupos sociais o acesso ao saber, tanto no que diz respeito aos conhecimentos socialmente relevantes da cultura brasileira no âmbito nacional e regional como no que faz parte do patrimônio universal da humanidade.

Metas a serem atingidas:

 Desenvolver o prazer pelo uso da Sala Ambiente de Informática, fazer com que todos tenham condições de realizar pesquisas com responsabilidade e respeito e vejam nela uma ferramenta para enriquecer o conhecimento.

 Incentivar o hábito saudável pela leitura, estimulando o prazer pela leitura, e o desenvolvimento da competência leitora;

 Desenvolver mecanismos de orientação, visando a estimulação e o prazer pelo o estudo, aconselhando, acompanhando o educando em sua jornada estudantil, visando diminuir o índice de evasão e retenção escolar.

 Estimular através de visitas, orientações, demonstrações, a compreensão da necessidade da formação escolar na vida do cidadão, gerando expectativas, sonhos e prazer pelo hábito de estudo e posteriormente compromisso com sua formação educacional.

 Desenvolver o prazer pela cultura, pela ciência e o hábito investigativo, buscando a sua interação junto a comunidade e ao ambiente de convívio.

 Aprimoramento contínuo do pessoal Docente, Técnico-Pedagógico e Administrativo.

 Maior integração escola-família-comunidade, aproveitando os espaços do Programa Escola da Família.

 Elevar em 100% a importância de um ambiente limpo, saudável e conservado, incentivando o uso do uniforme e não uso do boné como fazendo parte dele.

 Fazer com que as Horas de Trabalho Pedagógico Coletivo (HTPC) constituam um momento privilegiado do trabalho coletivo na Escola, em que o objetivo principal seja a Reflexão sobre a prática pedagógica utilizada pela Escola.

Ações a serem desencadeadas junto ao educando:

 Incentivar o uso da Sala Ambiente de Informática como um recurso de complementação, enriquecimento e diversificação das aulas desenvolvidas em sala de aula.

 Realizar na Escola, aproveitando os espaços do Programa Escola da Família atividades como: Reuniões, Festas sociais e atividades de lazer que incentivem a participação e integração das famílias, dos alunos e comunidade com a Escola, promovendo a melhoria de relações.

 Apresentar um ambiente limpo onde os alunos dêem continuidade da limpeza, fazendo uso correto do lixo em sala de aula, pátio, em casa, em vias públicas etc., desenvolvendo um trabalho de conscientização, juntamente com os alunos do Grêmio Estudantil; onde será explorado, através de textos informativos, confecção de cartazes ilustrativos com mensagens claras, fitas de vídeo e a prática do dia a dia, esclarecendo de uma vida saudável.

1. Desenvolver junto a todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem atividades de planejamento, acompanhamento, controle e avaliação visando a melhoria da qualidade do ensino e do atendimento aos alunos.

2. Coletar material de apoio referente ao estudo de fatos da atualidade a fim de que os docentes envolvidos tenham mais elementos para ministrar suas aulas.

3. Estabelecer, junto com o Coordenador Pedagógico, os resultados do desempenho dos alunos, obtidos nas avaliações internas e no sistema de avaliação educacional da SEE para fins do desenvolvimento educacional.

Planos de cursos que deverão ser mantidos pela escola

- Compreender a cidadania como participação social e política, assim como exercício de direitos e deveres políticos, civis e sociais, adotando, no dia a dia, atitudes de solidariedade, cooperação e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito;

- Posicionar-se de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais, utilizando o diálogo como forma de mediar conflitos e de tomar decisões coletivas;

- Conhecer características fundamentais do Brasil nas dimensões sociais, materiais e culturais como meio para construir progressivamente a noção de identidade nacional e pessoal e o sentimento de pertinência ao País;

- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileira, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais;

- Perceber-se integrante, dependente e agente transformador do ambiente, identificando seus elementos e as interações entre eles, contribuindo ativamente para a melhoria meio ambiente;

- Desenvolver o conhecimento ajustado de si mesmo e o sentimento de confiança em suas capacidades afetiva, física, cognitiva, ética, estética, de inter-relação pessoal e de inserção social, para agir com perseverança na busca de conhecimento e no exercício da cidadania;

- Conhecer e cuidar do próprio corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e à saúde coletiva;

- Utilizar as diferentes linguagens – verbal, matemática, gráfica, plástica e corporal – como meio para produzir, expressar e comunicar suas idéias, interpretar e usufruir das produções culturais, em contextos públicos e privados, atendendo a diferentes intenções e situações de comunicação;

- Saber utilizar fonte de informações e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimentos;

- Questionar a realidade formulando-se problemas e tratando de resolvê-los, utilizando para isso o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, selecionando procedimentos e verificando sua adequação.


X- DA AVALIAÇÃO

As práticas de avaliação serão primordialmente, observacionais, com ênfase na avaliação qualitativa sobre a quantitativa, independentemente do critério de atribuição de notas ou conceitos.

Os professores utilizarão fichas individuais de acompanhamento e observação dos alunos, com os itens a serem preenchidos e condizentes com os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais desenvolvidos.